From: Jandir Carlos Wellner 


GLÓRIA À SARASWATI – Deusa do Conhecimento e das Artes.  


    No dia 4 de fevereiro de 2014 comemora-se na Índia e em vários lugares do mundo o dia consagrado à Deusa Saraswati, de acordo com o calendário lunar hindu.


    Segundo a tradição religiosa hindu, a Realidade Última do universo é sem forma ou atributo. Mas pode, certamente, assumir formas de diferentes deidades e atributos, conforme com as crenças dos devotos. Embora cada uma das deidades represente um aspecto ou qualidade do Deus onipresente, geralmente o processo de evolução da criação é também simbolizado nas imagens. As imagens são formas de Deus visualizadas por santos e videntes em suas horas de preces, meditação e comunhão. 

    Saraswati, “a que flui”, é uma das mais célebres deusas da período védico de todos os tempos. Ela tem sido repetidamente mencionada no Rig Veda, e foi identificada com o Rio Saraswati (atualmente extinto). Ela é a deusa da fala e da aprendizagem, e a criadora do sânscrito -  linguagem védica. Ela é a consorte de Brahma - o criador, e um dos deuses da trindade hindu. Ela é igualmente reverenciada pelos hindus, jainistas e pelos budistas.

    A grande deusa Saraswati está relacionada com a arte, ciência e cultura. Ela é apresentada possuindo quatro braços – que representam seus dons. Os itens mais comuns que aparecem em suas mãos são: um livro, uma vina (instrumento indiano), um rosário, e um cálice  com água. O livro retrata a arte, a ciência e a aprendizagem; a vina está associado com a música e arte; o livro de orações e o cálice com água representam sua associação com os ritos religiosos. 

    A deusa Saraswati é a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, oradores, escritores e artistas em geral. Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo que é relacionado à eloquência. Seus símbolos são um Cisne e um Lótus Branco. (Pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

    “Refugio-me em Ti, oh grande Deusa Saraswati, Tu que és a personificação do conhecimento e das artes. Tu que concedes todos os teus dons aqueles que se inclinam com reverência diante de Ti. Oh Deusa Saraswati, Tu que és magnânima em conceder o conhecimento e os dons artísticos aos teus devotos, a Ti peço humildemente que me ilumine, e me inspire para que tenha êxito em meus empreendimentos.”


 

 

 




--
Somos tal como nos han hecho nuestros pensamientos por lo tanto, ten cuidado con lo que piensas.
Las palabras son cosas secundarias.
Los pensamientos viven y llegan lejos.
 
                                                          Swami Vivekananda 

--
-----------------------------
GRUPO CON CONTENIDOS ADULTOS
http://groups.google.com/group/cosasdivertidas.
 
-----------------------------
Para darte de baja, envía un mensaje a:
cosasdivertidas+unsubscribe@googlegroups.com
 
------------------------------
ALTAS: cosasdivertidas+subscribe@googlegroups.com
Publicar: cosasdivertidas@googlegroups.com
web del grupo: http://www.cosasdivertidas.net/
 
-----------------
ANTISPAM
www.vermiip.es/antispam
-------------------
MODERADORES GOMA4 - L'AMANT
------------------

https://www.facebook.com/pages/Cosas-divertidas/121308407882985
---
Has recibido este mensaje porque estás suscrito al grupo "cOsAsDiveRTIdAs" de Grupos de Google.
Para anular la suscripción a este grupo y dejar de recibir sus correos electrónicos, envía un correo electrónico a cosasdivertidas+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obtener más opciones, visita https://groups.google.com/groups/opt_out.

No hay comentarios:

Publicar un comentario